Trocando uma idéia com Deus: O ser humano está trollando a evolução?

domingo, 22 de maio de 2011 às 01:51

No ensino médio nos falam sobre as diversas teorias sobre o surgimento dos seres vivos, dentre elas a mais aceita é o atual modelo proposto por Darwin, a famosíssima teoria da evolução. Fazendo o curso de Ciências Biológicas, essa teoria é mais do que difundida, ela é estudada como um dogma e nossa maior incógnita é descobrir que é e como era os seres basais, ou seja aquele que deu origem a todos os outros seres de sua linhagem.

Um outro dogma relacionado é o da seleção natural, que diz que o meio seleciona os indivíduos mais adaptados e são essas adaptações que criam o que chamamos de evolução das espécies, a criação de seres cada vez mais complexos, cada vez mais especializados e adaptados ao ambiente que vivem. A seleção do meio, que extingue os menos adaptados e favorece a multiplicação do mais adaptado, também conhecida popularmente como a lei do mais forte, de acordo com a teoria, é o responsável pela enorme diversificação de espécies que encontramos por aí mas e quanto a espécie humana? Não vemos nenhuma diversificação de nossa espécie, nenhum sub-tipo e provavelmente continuaremos sem ver. Será que a nossa inteligência está trollando a nossa suposta linhagem evolucionária?


Nossa tecnologia avança rapidamente, pesquisas descobrem curas para cada vez mais doenças, cirurgiões aprendem a modificar todo nosso corpo e corrigir todas as "imperfeições". O diferente não é tolerado, deve ser corrigido, doenças devem ser curadas e imperfeições genéticas conseguem se proliferar, tudo parece estar a favor e contra nós. Os humanos com sua inteligência e comportamente social parece estar burlando tudo aquilo que deveria funcionar como um filtro da espécie.


Na natureza, se alguns individuos nascem com caracteristicas corporais diferentes e estes não são vantajosos ou apreciado pelas fêmeas, ele morre e não consegue proliferar seus "genes não vantajosos para espécie", aquilo não vai pra frente. No mundo humano, se essa caracteristica pode ser corrigida cirurgicamente ou escondidas com toneladas de maquiagem e leis contra o preconceito, os genes seguem em frente. Se uma doença genética deveria fazer o indivíduo morrer em 20 anos, nós fazemos com que essa pessoa consiga viver 40 e que esses genes sejam reproduzidos a outros decendentes. Doenças que deveriam exterminar parte de nossa população e selecionar aqueles mais preparados, agora são curáveis ou de fácil convivência a partir de alguns remédios, não somos mais selecionados.

Não há como negar, se algum Homo sapiens nascer no mundo com características evolutivas vantajosa o suficiente para nossa espécie dar um passo a frente, ela provavelmente ficará isolada mas não será difundida simplesmente por que a nossa espécie parece estar trabalhando para bloquear a seleção natural e manter o padrão atual. Ninguém quer aceitar o diferente, se alguém é diferente, vamos torná-lo igual para que ele viva no meio de todos nós.

Não sei se deixei minha idéia ser clara mas posso simplificar. Muitos dizem que os humanos estão evoluindo por que a cada ano que passa conseguimos criar coisas ainda mais grandiosas, pra mim, a única coisa que está evoluindo é o nosso poder criativo mas a espécie mesmo, está sabotando sua própria evolução.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial