"Vírus do orkut" se espalha que nem gripe.

sábado, 25 de setembro de 2010 às 16:34

Pra quem ainda não tá ligado nas últimas, desde ontem a rede social Orkut anda de quarentena por que foi infectado por um script tão malicioso quanto a mente de uns amigos meus da universidade.  Basicamente o que está rolando é um código JavaScript malicioso que é executado automaticamente assim que um usuário acessa a página de recados de um contato que já foi afetado pelo problema. A técnica usada para a propagação de vírus é a XSS, semelhante à que, dias atrás, causou transtornos no Twitter àqueles que usam a interface web do microblog.

Como o código malicioso serve apenas pra tirar uma onda com a sua cara e dar visibilidade a brecha de segurança que orkut tem, embora tenha um comportamento como um vírus, ele não atinge diretamente o computador do usuário, seus estragos e chatice ficam restritos apenas ao orkut.

Na rede social, o script cadastra os membros afetados na comunidade “Infectados pelo Vírus do Orkut”, que explica o que diabos está acontecendo e mais 3, sendo 2 delas com o nome do hack que fez essa merda e a última sem nenhuma finalidade além de fazer volume. Ele impede a navegação normal dentro da rede social e exibe um alerta com os dizeres “Pegadinha do Mallandro”, além de te redirecionar a página do twitter da estrela que não tinha mais o que fazer e resolveu bagunçar com nossa brincadeira de xeretar a vida dos outros.

É isso.. o google já foi notificado e obviamente já deve ter colocados seus macacos adestrados para trabalhar e resolver o problema. Eu sugiro não entrar no orkut até amanhã!

EDIÇÃO: 

A falha que levava os usuários a serem incluídos na comunidade 'Infectados pelo Vírus do Orkut', sem que houvesse a necessidade de aprovação já foi corrigida pelos macacos amestrados do google!

Os usuários que foram infectados pelo código devem limpar o histórico do navegador e excluir os arquivos temporários. Recomenda-se ainda que a senha de acesso à rede social deva ser trocada.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial