Na casa dos lobos..

sábado, 11 de setembro de 2010 às 14:55

Hoje, enquanto almoçava começou o horário político e como acontece com a maioria de nós, bateu aquele reflexo automático de desligar a TV mas num acesso de falta do que fazer, deixei ligada pra ver o que ia rolar pelo menos uma vez e sabe o que eu vi? Um festival de repetições de agrados para todas as camadas sociais.

Se anarlisarmos o horário político, ele se resume a poucos tópicos especificamente direcionados: Falam de incentivo a indústria e agricultura para agradar os poderosos industriarios e grandes latifundiários, discutem repasse de verbas aos estados, mega-construções e diversos projetos para os grandes empresários, discursam sobre segurança e soletram estatísticas para o pessoal da classe média-alta, apelam para a ilusão de melhorar a saúde, criar mais escolas e melhorar a merenda escolar para os cegos da classe baixa e, pra garantir todos os votos, confundem com criação de programas sociais e "circos" gratuitos os iludidos sem classe.

Além desses tópicos gerais, há também os tipos de cadidatos que como tudo na política, não passa de repetições limitadas. Há os apeladores sem fama que, ao invés de procurar reconhecimento, apenas querem garantir seu lugar ao sol, as pseudo-celebridades que tentam garantir seu voto apenas no fato de serem minimamente reconhecidos pelo público sem juízo, os candidatos que se dirigem a uma parte da sociedade como aos médicos, servidores públicos e (se eles não querem se comprometer com ninguém específico) aos trabalhadores (afinal, quem nesse país não é né? só os aposentados e os inválidos e olhe lá que isso é só no papel), os sem noção que não sabem nem ler o script pra falar no programa e os humoristas que só aparecem pra fazer agente rir e colocar no youtube.

Quando se fala nas propostas presidenciais então, a vergonha é completa. Os candidatos falam as mesmas bostas. Não há propostas, há discursos fabricados em cima do que o povão quer ouvir e é só. Quantas pessoas nesse país querem ouvir uma proposta sobre o que eles farão contra o desmatamento desenfreado da nossa amazônia ou de uma política de proteção ambiental funcional? Quem quer saber sobre o que eles pretendem fazer contra a poluição de nossas fontes de água doce? Quem se interessa por uma política de imigração mais rígida, um incentivo a nossa cultura, fortalecimento do orgulho a nossa pátria ou projetos que viabilizem o fácil acesso a internet em qualquer ponto do país?
Você pode dizer que se importa, eu digo que me importo mas 80% da população discorda conosco apenas por que não veem vantagem pessoal em nenhum deles. Proteger a Amazônia pra que? é só mato que está lá do outro lado do país, eles pensam. Proponham a criação de mais escolas, eu apoio, mas que também proponham ensinar os brasileiros a pensarem, pois os tópicos que são ignorados possuem grande valor e afetam a vida de cada um, tanto quanto os que são exaustivamente repetidos.

Que tal essa: "No meu governo, vamos acabar com a corrupção"? Eles cospem isso como se fosse uma proposta de governo quando na verdade deveria ser uma filosofia de governo, ou melhor, uma filosofia moral da parte do candidato e seus funcionários. Ninguém entra no poder com o objetivo de acabar com os devios de verbas ou coisas do tipo, isso não existe, o que existe é uma política de cobranças e punições severas aos que não cumprem seus papéis, muito além  de um simples "está demitido". Corrupção deveria estar dentro da política de segurança pública por que corruptores não deixa de ser uma ameaça a sociedade, maior até que os batedores de carteira que o governo diz tanto querer nos defender.

Me faz rir bastante também quando eles falam de coisas como o pré-sal. "Vamos dividir os royalts entre os estados e investir em um fundo de..." Hãnnn? Eu lá quero saber que merda é que vocês vão fazer com o dinheiro, eu quero saber é onde e por que esse dinheiro será investido. Pra que explicar aspectos técnicos se o que nos interessa é apenas no retorno que isso vai gerar pra gente?! Pra fazer um discurso bonito, só pode.

Me deixa nervoso também é a manipulação de informação que influencia a sociedade. Grandes jornais vem pra gente com umas pesquisas nem um pouco parciais né? Argumental que tal candidato ganharia em primeiro turno se as eleições fosse hoje com base numa pesquisa que ouve 10 mil pessoas em todos o país (isso eu estou exagerando em números pq é muito menor).. gente, no brasil há muito mais que 100 milhões de habitantes, considerando que todos os adultos são obrigados a votar, essas pesquisas são ridículas, até porque falam de uma proporção de votos que não é verdadeira.
Além disso, quando os jornais divulgam as pesquisas, sempre dizem ".. e menos de 1% disseram votar nos demais candidatos", que demais candidatos? Se ninguém fala dos demais candidatos, todo mundo continua sem saber quem são os demais candidatos e eles obviamente continuarão com menos de 1% dos votos. Alguém aí já viu o Jornal Nacional falar sobre a campanha do Plínio Arruda aí? Fazem uma citação aqui ou alí e só.. e do Eimael heim? Se os jornais servem pra informar imparcialmente, deveriam me informar sobre eles e não me fazer esquecer que eles existem pelo simples fato de nunca serem citados. Pra quem discorda da manipulação da mídia fica aí o exemplo, os jornais manipulam o voto do eleitor entre Dilma, Serra e Marina, por que são as únicas opções que mostram pra galera e mesmo assim de forma parcial.

Detesto falar de política mas sabe o que mais, as vezes agente precisa dizer o que pensa, não para influenciar você leitor paciente mas para mostrá-lo que pensar faz bem e se todos começaram a expor sua visão crítica das coisas, talvez as coisas um dia mudem.. e nesse dia realmente faremos o que os políticos de hoje repetem tanto: vote pra mudar!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial