Você conhece o Cabranha, a cabra aranha?

terça-feira, 3 de agosto de 2010 às 22:09

Parece até coisa de gibi mas não é não.. Cientistas, comuns e legalizados (nada a ver com carinhas do mal que querem dominar o mundo) de uma empresa de biotecnologia canadens, criaram uma cabra transgênica capaz de criar teia de aranha, isso mesmo, teia de aranha, bizarro né? O motivo é simples, a teia de aranha é conhecida por ser um dos materiais mais leves, flexíveis e extremamente fortes da natureza.

Mas antes que vocês começem a imaginar cabras sobre teias, em cima de uma árvore, esperando alguma enorme, verde e suculenta folha cair em sua armadilha, eu devo acabar com seus devaneios dizendo que as cabras-aranhas são animaiszinhos absolutamente normais, que vivem como cabras, agem como cabras, parecem com cabras e se alimentam como cabras, a diferença é que essas cabras produzem um leite rico em proteínas de aranha que possam ser processadas e transformadas em fibras semelhantes a dos nossos amiguinhos de 8 patas.

Pra isso acontecer, a galera do Lab. teve que isolar o gene da aranha usada na fabricação dos fios da teia e implanta-lo no DNA de uma cabra. O resultado é filhotes de cabras com uma nova característica incorporada biologicamente, não é demais?!

Aí você pergunta: "Uê mas por que não cultivar aranhas, não é mais fácil?" Aí eu digo, você já viu um bucado de aranha na natureza andando juntas de mãos dadas? Obviamente não. Aranhas não são seres muito sociaveis e amáveis umas com as outras, basta colocar 2 juntas que elas saem no tapa. Sem contar que a quantidade de teia que uma aranha produz não é lá muita coisa comparados aos projetos que os entendidos planejam, então, criar uma fazendo de aranhas está fora de questão, é muito mais fácil ordenhar uma cabra e refinar o leite.

O único problema é que as promessas são muitas mas os resultados... aí é outra história ainda. Os cientistas, pelo que consta, ainda tem um grande desafio pela frente. Eles ainda não sabem direito como que vão conseguir extrair essas malditas proteínas que eles enfiaram de carona no leite e transformá-las em fibras usáveis, mas como diz os sábios desde a época da criação da terra: Uma coisa tem que ser feita de cada vez! ... depois eles pensam nisso.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial