Vamos a um look geral:
O QUE HÁ DE NOVO?
Uma mudança completa no visual, novas funções e suporte a mais especificações do HTML5. As maiores mudanças ficaram na interface, relativo ao desempenho, velocidade e rendimento do navegador, e no suporte ao HTML 5.
NOVO VISUAL
Concerteza a primeira coisa que chama atenção definitivamente o visual. Uma completa repaginada no design antigo, foi que a Mozilla apresenta na nova versão do navegador. É mais ou menos como se o navegador tivesse feito uma dieta e colocado um pouco de maquiagem, eliminando coisas inúteis, agrupando botões, diminuindo conteúdo, ampliando campo visual e pra dar o toque final, embelezando seus botões e menus para algo mais agradável e limpo.
O Firefox agora faz uso das transparências ao fundo do programa e tem suas abas posicionadas ao topo, a lá Chrome.
Assim como no Menssenger, ele não traz mais aquele menu cinza padrão no topo, agrupando tudo em um botão laranja com o nome "Firefox" no topo (por que se dissese MENU, seria muito cliché né?!). Nesse botão dá pra acessar as opções padrões, optar se deseja o menu padrão de volta e as abas na parte de baixo, e acessar seus add-ons, que por sinal agora ao acessar, ao invés de abrir uma janelinha, ele ganhou uma aba própria.
Os botões atualizar e parar foram unificados em um só. A barra de favoritos foi substituido por um botão de favoritos, embora essa opção possa ser facilmente alterada.
A animação de carregamento de página agora está mais útil do que nunca, mostrando em tempo real o progresso do carregamento da página.
NOVA FORMA DE TRABALHAR
A abertura de página e o carregamento do conteúdo está muito mais rápido, utilizando o lazy frame construction, o que me deixou extremamente contente. A velocidade de abertura do próprio navegador, também está muito mais rápida.
A melhor compatibilidade com o HTML 5 e CSS 3 também estão garantidas com um suporte atualizado.
Cada aba agora trabalha como processos separados, assim como no Chrome o que ajuda no caso de travamentos e talz.. Essa propriedade pra mim é algo bom mas também ruim. Percebi uma lentidão durante a mudança de abas e realmente ficar com um monte de janelinhas agrupadas no meu windows 7 pra cada aba não é muito legal.
Os recursos acima são apenas alguns dos tantos elementos que a Mozilla pretende inserir na versão 4 final do Firefox. Claro, esta não é uma versão final e não deve ser encarada como tal. Muitas extensões são incompatíveis com esta versão do navegador e deve se esperar incompatibilidades em aplicações web também. Lembrar que o navegador também só está disponível em inglês por enquanto.
Muito mais novidades deve vim no lançamento final do navegador. Para os "testers" como eu, o negócio é aproveitar as novidades, enviar os bugs e problemas que agente encontra e, o que é melhor, desfrutar de todas as novidades em primeiríssima mão!
Quem quiser experimentar a versão Beta 1 do Firefox 4, é só clicar no link abaixo: