Tudo o que você deve saber para comprar um notebook

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 03:40

O mundo da tecnologia nos ultimos anos anda dando saltos incríveis no que diz respeito ao desempenho e usabilidade dos portáteis. A cada ano que se passa, muitos modelos novos são lançados com cada vez mais especificações técnicas, características e configurações diferenciadas e claro, cada uma dessas coisas refletem no preço e no aproveitamento do produto de acordo com o que você necessita.

O problema é que muita gente por não entender quase nada sobre as especificações informadas pelos fabricantes, acabam pautando sua compra unicamente no valor do produto, que nem sempre reflete o valor agregado real que o produto pode lhe trazer. Buscando um notebook barato, muitas coisas são deixadas de lado, perdem sua devida importância ou simplesmente não são devidamente conferidas e no final isso acaba se tornando uma grande dor de cabeça ou então o novo aparelho deixa a desejar no que diz respeito as tarefas que deveria desempenhar. Além disso, quem não se familiariza com a linguagem das especificações para computadores corre o risco de pagar caro por algo muito acima das suas necessidades ou comprar aparelhos medianos super-faturados.

Para ajudá-lo na difíciu missão de comprar um notebook novo, o Radicais Livres preparou um super guia pra você aprender de uma vez por todas e ficar ligado em (quase) todas as coisa que você precisa saber antes de sair as compras e encontrar o equipamento mais adequado as suas necessidades. Saca só..


NOTEBOOK x NETBOOK

A primeira dúvida que surge na hora de comprar um computador portátil pessoal é exatamente qual tipo comprar. Antes de decidir, é bom conhecer bem os dois e descobrir qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Resumidamente, o que difere os dois modelos é o tamanho. Os netbooks são considerados computadores ultraportáteis, ou seja, são menores do que os laptops tradicionais e possuem telas entre 7 e 10”.

Essa diferença acaba sendo refletida em outros elementos do computador. Para diminuir as dimensões do computador, diversos componentes e elementos tiveram de ser removidos, como entradas USB, placas de vídeo e leitor de DVD

Além disso suas especificações técnicas são normalmente mais modestas, já que estes primam pela comodidade e não pelo desempenho. É claro que isso não é regra e pode variar entre as máquinas (atualmente existem netbooks com configurações muito boas, apesar de mais caros), portanto fique ligado.

Tenha sempre em mente qual a utilidade que você deseja dar ao seu laptop. Se você o quer apenas para conectar a internet, checar seus emails, Orkut e Twitter, descarregar aquelas fotinhos de sua máquina digital, ou redigir pequenos trabalhos de qualquer lugar, os netbooks podem ser uma boa opção. Por outro lado, se quiser utilizá-lo para tarefas mais pesadas ou usá-lo na escola ou no trabalho, é recomendado um notebook.

ESPECIFICAÇÕES GERAIS

Os fatores a considerar na escolha de um notebook vão além do desempenho (importante para quem demanda grande capacidade de processamento) e conexões disponíveis.

É preciso verificar outras características, como tamanho, peso, dimensões e tipo da tela, duração da bateria, qualidade do teclado e opções extras, como exemplo Bluetooth e conexão com rede wireless.

Vamos aqui listar as características a serem observadas na mesma ordem em que normalmente aparecem nas especificações técnicas que as lojas mostram.



MARCA

Muita gente não se importa muito com a marca do aparelho e até prefere aquelas menos conhecidas por causa do baixo preço. Mas e se o notebook apresentar problemas, como fica a assistência técnica?

Antes de decidir por qual modelo comprar, analise quais empresas oferecem assistência em sua cidade. Lembre-se de que se não houver, você terá de enviar seu laptop para alguma cidade para consertá-lo e o processo de enviar e receber de volta poderá levar de 10 a 20 dias dependendo do problema que o aparelho apresentar.

Outra questão importante é quanto ao suporte técnico, seja pessoal, por telefone ou on-line. Se a marca não possuir, saiba desde já que você terá de contratar um técnico para arrumar qualquer problema e os gastos para isso não serão pequenos.

PROCESSADOR

Um erro bem comum é sobre o processador. Muita gente se impressiona com o valor absoluto que é estampado e não analisa a estrutura por completo. Os chamados processadores “dual core” possuem, como o próprio nome em inglês diz, dois núcleos.

Ao comparar um de núcleo único de 2.0 GHz com um dual core de 1,8 GHz, não acredite apenas no número. Como possui dois núcleos, o valor do segundo basicamente dobra, já que dois processadores trabalham nessa velocidade simultaneamente, então mostraram desempenho consideravelmente superior ao registrado pelos sistemas com processadores de um núcleo, particularmente em aplicações multitarefas.

HT, Dual Core, Core 2 Duo, Quad Core, Core 2 Quad e Core i7. Quais as diferenças?

HT -  (Hyper-Threading) foi o primeiro processador da Intel com esta tecnologia! A grande pergunta é: Ele tem dois núcleos? Não! Ele é ainda um single-core MAS que simula dois núcleos! Se um programa tinha algum thread, o núcleo do HT processava o código principal a este, e uma segunda memória cache contida no HT simulava este código dentro da thread.

Dual-Core - Agora sim, diferente do HT, este tem dois núcleos reais. Vinda da plataforma Centrino baseada do Pentium M, o Dual-Core é praticamente dois processadores dentro da mesma pastilha de silício. Cada núcleo com um cache, tendo um sempre responsável por todos os códigos principais, e o outro responsável sempre pelas thread.

Core 2 Duo - Também com dois caches, mas agora com algumas diferenças. Já baseada do Pentium 4, ele tem também uma divisão interna na pastilha, mas desta vez com um cache apenas sendo dividido pelos dois núcleos, dando um ganho na velocidade de processamento e uma economia maior no gasto de energia. Então, o Core 2 Duo é um processador grudado em outro processador mas que dividem o cache? Basicamente, sim!

Quad-Core -
Aqui agora já deixamos de falar de dois núcleos, mas agora de quatro. Precisarei especificar o que ele é? Acho que não! Pois é o mesmo estilo do Dual-Core, quatro processadores dentro da mesma pastilha!

Core 2 Quad - Segundo a Intel, não passa de 2 processadores "Core 2 Duo" (portanto, núcleo Core) combinados de forma primitiva (sem grandes otimizações); Ficando um cache pra cada um.

Core i5 e i7 - Geração de processadores lançados em 2008; Agora deixamos de falar de Pentium. Baseado na nova arquitetura da Intel, Nehalen, o Core i7 volta com o sistema Hyper-Threading!
Ele tem 4 núcleos físicos, com um outro cache para simulação de dados igual o HT (que permitem simulação para 8 núcleos por meio do HT). O núcleo dos Core i5 e i7 apresentam uma série de evoluções frente ao seu antecessor.

(Por under-linux, adaptado)

TAMANHO x RESOLUÇÃO
TIPO DE TELA x TOUCHSCREEN

É cada vez mais comum ver laptops com telas maiores, muitos seguindo o padrão wide screen para facilitar a visualização de planilhas e filmes.

Esta é uma das considerações mais importante na sua decisão de compra. Só você sabe o quanto você precisa de tela. Mesmo quem procura preço baixo pode se dar ao luxo de ter uma tela wide. Modelos com tela de 14,1 polegadas e 15,4 polegadas no formato wide podem ser encontrados com valores que cabem no bolso.

Tipo

A primeira coisa a ser analisada é o tipo de tela. O mais comum de ser encontrado nos notebooks é o LCD, enquanto os mais novos já possuem a tecnologia LED equipada.

A diferença entre LCD e LED está, principalmente, no brilho. A diferença básica entre as duas é a qualidade da imagem. A primeira utiliza uma luz traseira (backlight) de cor branca, o que pode resultar em uma taxa de contraste menor se comparada com as LEDs, que fazem uso de iluminação independente que deixa a tela com mais brilho e cores mais vivas.

Outro fator que deve influenciar bastante na hora de definir o tipo de tela é o consumo de bateria. Os visores de LCD gastam mais energia por causa da lâmpada utilizada em seu backlight, que se estende por toda a tela. Enquanto isso, as LEDs fazem uso de uma série de pequenas lâmpadas e, portanto, consomem menos.

Touchscreen

Telas sensíveis ao toque são raridades ainda no brasil. Você pode facilmente aumentar o preço de seu laptop, adicionando um touchscreen para ele. Alguns são de um único toque, alguns são multitoque, e a maioria dos fabricantes tem como opções agora. Pode parecer legal, mas deve-se perguntar se você realmente quer gastar mais para ficar arranhando o ecrã do seu laptop, cobrindo-a com as impressões digitais.

Eu particularmente, acostumado a usabilidade da tela do meu Iphone, achei o touch uma opção bastante funcional e útil pro meu dia-a-dia mas deve-se lembrar que essa tecnologia ainda é bastante limitada nos notebooks, diferente do que ocorre nos smartphones e se restrige basicamente a cliques e rolagens de tela com os dedos.

Tamanho

Agora que você já se decidiu sobre o tipo de tela. Mas e o tamanho? Tenha sempre em mente que, quanto maior o visor, maior o notebook. Então, antes de tomar qualquer decisão, saiba exatamente para qual finalidade você vai utilizá-lo.

Se você é alguém que está sempre em movimento e quer um laptop por causa de sua mobilidade, é aconselhada uma tela menor. Assim você pode colocá-lo facilmente em uma mochila ou bolsa e ir para qualquer lugar sem sofrer com o peso. Telas de 13 ou 14” estão de bom tamanho.

Porém, se você prefere utilizá-lo como um substituto do computador de mesa para ver filmes e rodar jogos, pode aventurar-se nos notebooks com telas maiores do que 15.4”. Para quem gosta de cinema, há também a possibilidade de adquirir um notebook widescreen, que apresenta as imagens em um formato mais próximo ao olho humano.

Resolução

Preste muito atenção à resolução da tela. Resolução do monitor, é para você ter um ajuste de imagem adequado conforme tamanho da tela. Quanto maior a resolução que vc utiliza, maior será seu espaço de trabalho e definição de tela, quanto menor os valores, menor a sua área de trabalho e visualização em baixa  resolução. Por exemplo, uma tela de 1600 x 900 pixels, pode exibir até 37 por cento mais informações na tela do display que uma de 1366 x 768 pixels, independente do tamanho físico da tela. Sempre verifique qual a resolução máxima da tela e se esta é compatível com o tamanho físico do notebook.



DRIVES OPTICOS


Sistemas com drive HD DVD ou Blu-Ray ainda são opção de luxo por terem preços elevados. Os leitores opticos influenciam, às vezes no aumento de peso total e tamanho. Os leitores/gravadores de DVD geralmente é padrão nos laptops atuais e não são incluídos nos netbooks.




MEMÓRIA

A memória RAM é um dos itens necessários para deixar o notebook rápido. A menos que queira um equipamento muito barato, o aconselhado é a partir de 2 GB para rodar boa parte dos programas sem sofrer com lentidão ou travamentos.

Lembre-se que uma boa quantidade de memória ajuda a aproveitar o equipamento por mais tempo e é cada vez mais comum ver modelos cuja configuração básica já traz de 4 a 6GB.
Você vai precisar de um sistema operacional de 64 bits para tirar mais proveito da memória RAM se ela ultrapassar a marca dos 4GB.

Para os Gamers a dica é, quanto mais memória melhor. A maioria dos melhores jogos atuais já necessitam de pelo menos 2GB de memória livre, então o melhor é comprar um notebook com um mínimo de 4GB ou mais.

DISCO RÍGIDO - HD

O espaço em HD, serve para você armazenar seus arquivos e programas. Se você é alguém que faz muitos downloads da internet ou cria arquivos muito grandes, um disco rígido com bastante espaço é o ideal. Se não, não é necessário investir tanto em quantidades colossais.

320 GB tem sido o padrão este ano, mas o HD de 500 GB está assumindo este padrão. Felizmente, esse é um dispositivo que pode ser trocado facilmente mais tarde, caso você precise de um HD mais poderoso ou auxiliado por HDs externos.

CHIPSET GRÁFICO - PLACA DE VÍDEO


Um dos pontos mais importantes do computador e que muitas vezes é esquecido é o chipset referente à parte gráfica. Em poucas palavras, ele é a parte do notebook responsável por administrar e suportar tudo o que exija elementos de vídeo.

Novamente voltamos à pergunta: para qual finalidade você quer um laptop? Se apenas para tarefas simples, não é necessário um chipset tão elevado. Porém, se você pretende utilizá-lo para jogos ou com programas pesado que exigem mais da parte gráfica, como Corel e Photoshop, procure um mais potente.

Os gráficos integrados vai lhe dar uma triste experiência visual. Se você pretende jogar qualquer jogo além dos jogos de cartas do Windows, recomendo placas da Nvidia ou ATI, Ambos os chips da Nvidia ou ATI funcionam bem.


Memória de vídeo

Reserve ao menos 512MB de RAM para aplicações gráficas e assegure-se de que esta parcela da memória não seja compartilhada com memória principal. Chama-se a isso de tecnologia dinâmica de memória de vídeo.

Gamers devem procurar por placas gráficas que trabalhem melhor com gráficos 3D.  Basicamente, a falta de memória torna os jogos mais lentos, quando se precisa dela (isto é, quando as configurações de resolução, detalhes de textura, anti aliasing ou filtro anisotrope precisam de mais memória que a disponível). Um bom Gamer que quer estar a frente dos lançamentos e não perder nada, deve procurar placas que possuam de 512MB a 1GB dedicados.

WEBCAM - TER OU NÃO TER?

Outro item constantemente ignorado na hora de comprar um notebook são as webcams. Por mais que muita gente considere-as como desnecessárias e nem esteja presente em todos os aparelhos, elas podem ser muito úteis dependendo da situação.

Se você é alguém que viaja constantemente e pretende utilizar o laptop para trabalho, a câmera integrada é perfeita para realizar videoconferências. Para isso, uma webcam de 1.3 megapixel já é suficiente. Lembre-se que quanto mais MP tiver sua webcam, maior será o custo do laptop.

É possível comprar uma câmera separadamente e conectá-la através de entradas USB, mas isso limita a movimentação e é pouco prático. Você quer um notebook exatamente pela mobilidade, certo? Mas se você quer utilizar a webcam apenas para conversas no MSN, pode ser que a externa resolva seus problemas.

ENTRADAS E CONEXÕES

Outro aspecto importante, mas que quase sempre passa despercebido na hora da compra, é a quantidade e variedade das entradas que o computador possui. Não adianta prestar atenção na configuração e depois descobrir que só é possível conectar um USB por vez.

Parece besteira, mas poucas entradas resultam em muita dor de cabeça. Imagine que o computador tenha apenas duas entradas, ocupadas por um modem 3G e um mouse. Como você vai fazer para conectar um pendrive, por exemplo?

No caso dos netbooks, em que muitas vezes o espaço do HD é bastante limitado, um dispositivo móvel é essencial, então veja bem isso na hora de comprar. O meu número mínimoo é de 3 entradas USB, 1 para o mouse, 1 para um pendrive e 1 para um HUB para conexão de periféricos como impressoras e outros.

O USB 3.0, O padrão mais recente para USB é compatível com dispositivos USB mais antigos, permite conectar-se a dispositivos de maior velocidade do mercado. Muitos computadores novos
vêm equipados com uma porta USB 3.0 (além de várias USB 2.0).

Além do USB, a presença de leitores para cartão de memória deve ser analisadas, já que a maioria das câmeras digitais e gadgets menores que possuem memórias expansíveis utilizam-se desses cartões. Evitar ter que gastar mais dinheiro com adaptadores é algo a se pensar.

DURAÇÃO DA BATERIA

A grande vantagem em se adquirir um notebook é sua mobilidade. Para poder levá-lo para qualquer lugar com tranquilidade, é necessário que a bateria dure tempo o suficiente para você realizar suas tarefas.

A primeira coisa a ser analisada é o tipo de bateria. Já há algum tempo elas são feitas a partir de íons de lítio que, além de serem mais duradouras, não correm o risco de “viciar” como as feitas de íons de níquel. Os laptops da Apple já utilizam baterias de lítio-polímero, que recarregam mais rápido.

Além disso, verifique a quantidade de células existentes, que varia entre três e nove. Quanto mais, maior será o tempo de duração da recarga. Isso é fundamental já que um dos maiores baratops de um portátil é poder utilizá-lo sem depender de fios e tomadas.

PESO

Notebooks que substituem desktops em todos os aspectos podem facilmente chegar a 7 quilos (com bateria e adaptador AC). Por 3,5 kg a 4 kg, você terá um modelo all-in-one, com interfaces e drives embutidos.

Já os chamados ultraportáteis, com pouco menos de 1,5 kg, conseguem essa façanha ao eliminar do corpo do equipamento a maior parte dos drives, oferecidas externamente.

A conta aqui é bem simples: máquinas completas são grandes, pesadas e caras; máquinas mais leves são caras e nem sempre oferecem todos os drives no chassi do equipamento; equipamentos intermediários apresentam um bom equilíbrio entre capacidade de processamento, peso e preço. Os equipamentos ideais giram seu peso em torno de 2 a 2,7Kg

SISTEMA OPERACIONAL

Por mais que muitos critiquem ou torçam o nariz, é inegável que o Windows é o mais popular entre os sistemas operacionais. Por conta disso, muitos usuários já são familiarizados com ele e demoram a se adaptar a outras plataformas.

Mas o grande problema é o preço de um notebook com Windows original. Por ser amplamente utilizado, o SO possui um preço salgado em nosso país, o que eleva o valor do laptop.

Para tornar os custos mais acessíveis, muitas empresas optam por sistemas de código aberto. Então preste atenção quanto a isso para não comprar um Linux se você só sabe utilizar Windows. E se optar pela plataforma do pinguim, prepare-se para conhecer um novo modo de utilizar o computador ou certifique-se de saber como instalar outro sistema operacional de sua escolha.

Outro erro bastante comum é em relação aos MacBooks, os laptops da Apple. Por mais que funcionem com um notebook normal, os Macs possuem um sistema próprio e tal como o Linux, será necessário reaprender o modo de utilizar o computador. Leve em consideração também que programas compatíveis com o Windows podem não ser compatíveis com o MAC e/ou não ter suporte a uma versão compatível.

NO MOMENTO DA COMPRA

Antes de fazer o cheque ou sacar seu cartão de crédito, considere os tipos de uso do laptop.

Se o objetivo é processamento de planilhas de cálculos e textos, enquanto o programa de e-mail fica aberto, um modelo Dual Core com tela de 14,1 polegadas e 320 GB de disco está na medida certa. Não adianta investir em um notebook top de linha se for para usá-lo apenas para acessar o Orkut e conversar com amigos no MSN, assim como também não é interessante comprar um de baixa potência para tarefas pesadas.

Tenha em mente que alguns modelos mais baratos desprezam características que podem ser interessantes para sua utilização.

Diferentemente dos desktops, somente alguns componentes (como memória e disco rígido) podem ganhar um upgrade. Outros (como placa gráfica) vêm instalados de fábrica (on board) e são permanentes.

Quanto mais memória o laptop tiver, mais aplicações você pode rodar ao mesmo tempo e o desempenho também será melhor. Um upgrade de memória em um computador portátil é um pouco mais difícil do que em um desktop, portanto é melhor comprar um modelo com a maior quantidade de memória que seu bolso permitir.

Despreze modelos com menos de 512 MB. Se puder comprar um com 1 GB, vá em frente.

A CPU (em conjunto com a memória disponível) é que determina o desempenho em que as aplicações serão executadas. Processadores de dois núcleos são escolhas adequadas para quem busca mais capacidade de processamento.

O tamanho da tela (que é medida na diagonal) é o terceiro item dos chamados ‘muito relevantes’ em um notebook. Displays mais largos e com resolução maior permitem que se veja mais informações ao mesmo tempo. Se o orçamento permitir, opte por um modelo com tela wide screen.

Pra finalizar, TESTE SEMPRE os notebooks que passarem na sua seleção. Verifique no seu teste o tempo de inicialização da máquina, a velocidade de abertura das aplicações e confira dentro do sistea operacional se as configurações informadas pelo vendedor estão realmente de acordo com o que o notebook possui realmente para evitar dor de cabeça depois da compra.

Por exemplo, eu comprei um notebook com 6GB de memória mas acontece que a máquina que eu levei pra casa não reconhecia os 6GB e por isso seu desempenho era muito mais lento do que deveria ser. Resultado: Dias e dias ligando para o suporte técnico para tentar resolver o problema e trocar o produto.


Fique ligado. Espero que as dicas tenham sido úteis a todos e se ainda assim tiverem qualquer dúvida na sua escolha, é só deixar sua dúvida nos comentários junto com o e-mail que eu posso dar um auxilio.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial