Como melhorar suas buscas no Google

domingo, 30 de janeiro de 2011 às 18:30

A algum tempo eu planejei fazer um post com dicas de como ajudar a galera a fazer suas buscas no google, já que muitos ainda tem dificuldades em achar com facilidade aquilo que está procurando no buscador. Ontem eu navegando no Gizmodo descobri que eles fizeram exatamente aquilo que eu estava planejando fazer então aqui vai o guia.
Eu costumo dizer que no google agente encontra quase tudo o que procura, exceto coisas como o sentido da vida, mas para se encontrar aquilo que procura não basta apenas digitar e apertar enter, além do ONDE é preciso saber COMO procurar e pra você que ainda atirando pra todos os lados, esse guia pode ser de enorme utilidade pra filtrar melhor suas buscas na web.


1
CRIE UM TERMO DE BUSCA EFETIVO


Por mais que tentem, o Google (e os outros serviços de busca) não fala a linguagem dos humanos. Se você digitar uma pergunta da mesma forma que faria a uma pessoa, provavelmente não conseguirá os melhores resultados. Felizmente, há alguns truques que você pode usar para aprender qual a melhor coisa a digitar naquele campo para encontrar o que você quer.

Não use palavras que você não precisa
Não busque frases inteiras ou faça perguntas inteiras. Busque pelas palavras mais importantes relacionadas ao que você quer. O Google simplesmente ignora certas palavras se ele sabe que são comuns e irrelevantes, mas esse pode não ser o caso com outras ferramentas de busca. De qualquer forma, assim você no mínimo economiza algum tempo de digitação. É só deixar de fora tudo o que você não precisa. Por exemplo: em vez de procurar por “dimensões e peso do novo MacBook Air de 2010″, use “MacBook Air 2010 dimensões peso”.

Use o operador AROUND()
Por padrão, o Google procura os termos da sua pesquisa em qualquer lugar da página, e eles não necessariamente precisam estar perto um do outro. Isso é frustrante em alguns casos, como se por exemplo você estivesse buscando por algo chamado Idol White, e o Google retornasse várias páginas que citam o cantor Billy Idol e depois a sua música White Wedding. (Acontece o tempo todo comigo, com vocês não?). Aí você tem a conhecida dica de colocar duas palavras entre aspas para que o Google mostre apenas páginas em que elas apareçam juntas, como você escreveu, mas aí você fica restrito à ordem em que escreveu.

Se você procurar “Carlos Roberto”, entre aspas, nunca vai encontrar Roberto Carlos. É aí que entra o operador AROUND(). Ele permite que você procure por páginas em que dois termos estejam próximos um do outro, mas não necessariamente juntos ou em uma determinada ordem. Você pode procurar por “dentes AROUND(2) brancos” para encontrar páginas onde as palavras dentes e brancos estejam próximas uma da outra. O número entre parênteses é a distância máxima de palavras entre as duas. Um número baixo significa que elas precisam estar bem próximas, enquanto um número alto permite que elas estejam mais distantes.

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial