FaceTime poderia permitir chamadas de voz gratuítas via iOS4

sábado, 3 de julho de 2010 às 20:45

 O recurso mais comentado no novo gadget lançado recentemente pela Apple, o Iphone 4, é sem dúvida nenhuma o FaceTime (não, não é o problema com as antenas), aplicação que permite vídeo chamadas entre Iphones 4 e compatíveis utilizando a rede Wi-Fi (atualmente, ainda sem suporte a redes 3G), sem a necessidade de gastar seus preciosos créditos. Só essa informação já é suficiente pra dar vontade de comprar um e sair ligando pros amigos que também possuem um desses aparelhos mas e se eu dissese que ele também pode fazer chamadas VoIP de graça para qualquer aparelho Apple que use o recentemente lançado firmware 4.0?


Deixa explicar, para interligar as aplicações IOS, a Apple usa um método baseado em padrões de URL, como é nos computadores, e de acordo com suas terminações, cada link se comporta diferente. Um rapazinho muito escroto chamado Felipe Baez, descobriu que a ligação combinada com FaceTime, também é reconhecido pelo iPhone antigo com o 4 IOS instalado e isso pode abrir novos cenários bastante interessantes.
Não surpreendentemente, o FaceTime possue seu próprio esquema de URL mas o que chama a atenção é a interessante compatibilidade desses endereços com outros terminais que possuam o iOS4 (Sistema Operacional versão 4 da Apple para mobiles). Se por exemplo num Iphone 3G for acessado um link que ative o FaceTime para iniciar uma chamada hipotética sem uma câmera frontal e IChat, é normal que a chamada de vídeo não seja bem-sucedida mas não são muitas pessoas que imaginam que com um pequeno empurrãozinho no serviço, ele poderia ser forçado a operar utilizando somente em audio.

As chamadas em vídeo do FaceTime são completamente livres, desde que se possua uma rede de internet ou conexão Wi-Fi, ou seja, não é dependente da parte de telefonia então independe do bloqueio ou desbloqueio do aparelho e não é influênciado pelas operadoras. Por esse motivo, alguns ajustes marotos feito por algum app especial em Iphones jailbrokens, poderia facilmente liberar chamadas de voz gratís para todos os outros usuários de Iphones com o Firmware 4.0 instalado.

Obviamente esse não é um recurso oficial e muito menos inserido como padrão de um serviço VoIP válido e gratuíto, pois geraria um grande protesto pelas operadoras de telefonia e claro, diversos processos e questionamentos mas ninguém me tira da cabeça que essa opção foi inserida de propósito, como um backdoor, para que a mesma galera responsável pelos Jailbreaks da vida e geniais apps cydia descobrissem e liberassem pra comunidade valorizando ainda mais a compra do aparelho, afinal, quem não quer fazer ligações de graça?! É como um Skype exclusivo de celulares Apple.

Em breve no cydia pra galera, podem esperar!!!


Artigo levemente retirado do site especializado Ispazio.net
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial