Não fique na mão..

quarta-feira, 2 de junho de 2010 às 23:56

A mobilidade dos nossos gadgets hoje em dia é fascinante mas todos eles esbarram num momento ou noutro em um problema chamado: A bateria. Quando ela acaba, fudeu! você simplesmente fica na mão sem ter o que fazer além de se plugar numa tomada e esperar.
Quando nos acostumamos ao celular e smartphone, eles acabam se tornando uma extensão do escritório, ou o recurso essencial para escapar de alguma roubada mas conforme vai aumentando a utilidade, aumenta também a dependência.
Dependendo das condições de uso que você dê ao seu equipamento, a autonomia do seu gadget pode aumentar consideravelmente. Siga algumas dicas básicas pra não ficar na mão.
Praticamente todas as dicas são válidas para notebooks, celulares, câmeras fotográficas e MP3.

O mundo recarregável


A ideia do funcionamento de uma bateria recarregável é simples: quando energia elétrica é aplicada à bateria, o fluxo de elétrons de negativo para positivo é revertido, restaurando a energia. Isso requer um adaptador.
Tenha em mente que nenhuma bateria recarregável dura para sempre. Todos os tipos de bateria sofrem com o desgaste das suas células e perdem o uso com o tempo.


Quanto mais frio, melhor

Sim, é mentira aquela coisa dos nossos pais de colocar pilha na geladeira pra recarregar. Mas é verdade que as baterias se desgastam menos quando em temperaturas mais baixas (inclusive pilhas). Use o notebook em locais ventilados, de preferência e longe do sol intenso.

Se você passa muito tempo com o celular no bolso e percebe que a bateria descarregou rapidamente, pode significar que o calor do seu corpo está consumindo a bateria. O calor acelera processos químicos dentro da bateria, fazendo com que ela descarregue rapidamente.

Mantenha o aparelho longe do calor. O calor excessivo não somente diminui a capacidade da bateria como pode prejudicar os componentes de qualquer aparelho eletrônico. Atente para as cargas: se o aparelho esquentar demais, pode ser que seu carregador não está funcionando corretamente.


Resista aos aplicativos de lazer

Jogos, fotos, ouvir uma música, assistir a um vídeo, etc. usam a CPU e o armazenamento intensivamente, além de manterem o display ligado.


Desligar, não hibernar

Hibernar, fechando ou desligando o display, só quando necessário. A bateria continua trabalhando, embora menos, quando hibernado o notebook ou apenas com a tela desligada nos celulares e MP3. Use essa função só quando for precisar voltar a usá-los em pouco tempo, em caso negativo, desligue. A maneira mais eficiente de fazer uma bateria durar mais é desligando o aparelho.
Se você for ficar sem usar por um período prolongado, durante uma apresentação ou uma sessão de cinema enquanto aguarda seu vôo, por exemplo, desligue e guarde a carga restate para tê-la disponível mais tarde.


Considere as variáveis.

Se o sinal está fraco, o aparelho tende a buscar continuamente pelo serviço, o que consome muita bateria. Claro que os celulares não precisam passar mais tempo desligado do que ligado, mas vale a pena considerar a necessidade de mantê-lo ativo.


Verifique o brilho, vibrações e volume.

É bem simples, quanto mais iluminação tiver a tela, mais carga consumida. Funções como vibrar, luz de fundo e volume do toque consomem bateria. Portanto, analise a necessidade de uso de cada uma dessas funções.
Ajuste para 50% de brilho ou menos, e reduza o tempo de espera para desligamento automático do display.
Se você não precisa que o telefone vibre, desative essa função, uma vez que fazer o celular chacoalhar daquele jeito consome a sua carga.


Diga não a sincronização automática de e-mails

Se não puder ficar completamente sem acesso à Internet, ao menos desligue a checagem automática de e-mails, deixando para acessá-los só quando for lê-los.


Desligue Bluetooth e Wireless

 Mantenha Bluetooth, WiFi e GPS desligados caso você não precise. Estes recursos consomem muita bateria.
Tenha em mente que é possível adquirir um aparelho repleto de recursos e mesmo assim aproveitar tudo sem prejudicar a bateria. É uma questão de saber quando é necessário ativar uma função específica. Mesmo quanto não estão em uso, elas continuam continuam consumindo energia, a não ser que sejam desativados. A maioria dos modelos tem botões específicos. Quando não, é possível desligar pelo sistema.


Retire CDs e DVDs do drive

Deixar discos dentro do drive de notebooks sem uso consome um pouco mais de energia. Eles giram quando o sistema inicia, durate operação anti-vírus, quando o gerenciador de arquivos é aberto e etc…


Só o necessário

Feche programas e aplicativos que não estão sendo usados. Mais memória e mais processamento consome mais energia. Se estiver dependendo da bateria, é melhor sumir com tudo que não estão em uso ou for dispensável.


Cuidado com os contatos

Poeira, suor dos dedos, produtos químicos. São veneno para as baterias, principalmente os contatos. Sem contato, não há carga nem descarga. Evite tocar na parte metálica dos dispositivos. Evite quedas e pancadas nas baterias também.  Limpe os contatos da bateria e do aparelho. Com o tempo, eles podem acumular sujeira. Use cotonete e álcool isopropílico para limpar esses contatos.


Então é isso pessoal, com essa compilação de dicas espertas sua bateria poderá ter uma vida útil muito maior e também salvar sua vida naqueles perídos de aperto em que manter seu gadget ativo pode, literalmente, salvar sua vida!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial