Tirando os cinemas de Natal, a maioria das casas de shows, boates e lugares fechados deliberadamente deixam as suas portas de emergência completamente trancadas das mais diversas formas. Eu já ví portas fechadas apenas com uma corrente fina e um cadeado, passando por portas trancadas pela fechadura, cordas e cadeados até uma porta sinistra com duas gigantescas correntes e três cadeados grandes.
Sinceramente eu não consigo acompanhar o raciocínio das pessoas tomam essa decisão. Será que eles pensam: "Ha, se ocorrer alguma emergência, concerteza eu terei tempo de ir calmamente até a porta de emergência, encontrar a chave do cadeado, abrí-lo, tirar as correntes lentamente e pedi para que todo mundo organizadamente saia do estabelecimento."? Por que, puta que pariu, isso é muita estupidez!Numa situação real de emergência, como por exemplo num incêndio, o mínimo que se deve esperar é uma multidão completamente desesperada, correndo aleatoriamente pra todos os lados e passando por cima de quem quer que esteja no meio, e procurando desesperadamente por uma saída. A não ser que aja arrombadores de cadeados profissionais entre o público, é humanamente impossível alguém raciocinar em como abrir aquela porta ou ter a idéia de sair procurando alguém que possa fazê-lo.
Portas de emergência têm que estar abertas, sempre. Obviamente de uma forma pra quem estiver do lado de fora não possa abrí-la e entrar, mas isso não vem ao caso, o importante é que ela esteja aberta cumprindo o seu papel que é estar disponível para uma evacuação rápida no caso de uma real emergência.







































