Espécies recentemente descobertas e contando...

domingo, 12 de junho de 2011 às 22:13

    Estamos em 2011 e muitas pessoas que lê livros de biologia e assistem o Animal Planet jura que não há nada mais pra se descobrir nesse nosso planetinha, que tudo ja foi encontrado e catalogado, aí é que vocês se enganam. Ainda existem caminhando, rastejando, nadando e voando por aí muitas criaturinhas desconhecidas por nós e a prova disso é a quantidade incrível de espécies sendo descobertas ultimamente com o apoio as pesquisas biológicas. Só em Madagascar esse ano, foram descobertas mais de 615 novas espécies. A única coisa lamentosa a pensar é que mesmo mal sendo descobertas, a maioria delas já estão sob ameaça de desaparecer desse planeta por causa da ação humana.

    O cenário é triste mais ainda há esperança. Concientização é a palavra chave, preservação e crescimento sustentável são consequencias mas para isso acontecer, primeiro é preciso conhecer. Por isso o Radicais Livres traz hoje alguns exemplares de espécies a pouco tempo descobertas. Observe, apaixone-se e mude sua cabeça. "Muda, que quando agente muda o mundo muda com a gente, agente muda o mundo com a mudança da mente.."
PS: Alguns ds nomes não são oficiais e outros não possuem, ainda, tradução para o português.


9
"Glam-Rock" Camaleão
Furcifer tiomoni

 Com um respingo da cor vermelha em sua cabeça e manchas azuis por todo seu corpo, este "glam-rock" camaleão (Furcifer timoni) recebeu este nome por causa das cores vibrantes que adornam a sua pele.

Encontrado nas florestas isoladas do Montagne d'Ambre em Madagascar do norte, é uma das 11 espécies de camaleão descoberta em Madagascar desde 1999.



8
Lêmure rato
Microcebus berthaei

Descoberto em 2000, este lêmure rato (Microcebus berthae) com certeza não foi fácil encontrar. Totalmente crescido este lêmure mede em média cerca de 3,6 centímetros de comprimento, tornando-o o menor primata do mundo conhecido.

Encontrados no Parque Nacional Mitea Kirindy no Oeste de Madagascar, este rapaz é um dos 28 lêmures descobertas na última década.


7
- SEM NOME OFICIAL-
Boophis bottae

Este sapo amarelo brilhante pode parecer estar com sarampo, mas este é realmente coloração natural da espécie.

Boophis bottae, um nativo da porção mais a leste do cinturão da floresta tropical de Madagascar, já está ameaçada devido à perda de habitat proveniente de uma variedade de fontes, incluindo a agricultura, exploração madeireira, expansão da população humana e muito mais.


6
Camaleão Tarzan
Calumma tarzan

Com um corpo predominantemente branco misturado com respingos de manchas pretas e cinza por toda parte, este camaleão (Calumma tarzan) foi nomeado depois do Tarzan.

Embora parcialmente creditadas ao fato de que a espécie foi descoberto perto de uma pequena aldeia chamada Tarzanville, o nome realmente vem dos pesquisadores que deram ao camaleão seu apelido com a esperança de que iria aumentar a conscientização sobre a ameaça a esse animal e seu habitat.


5
Lagarto calda-de-folha
Uroplatus pietschmanni

Enquanto esse lagarto "cauda-de-folha-pele-de-cortiça (cork bark leaf-tailed)" parece ser fácil o suficiente de ser detectado contra o fundo negro, este animal combina-se perfeitamente com o que estiver em seu entorno na floresta da costa leste de Madagascar.

Como muitos dos animais nesta lista, Uroplatus pietschmanni está ameaçada pela perda de habitat e o comércio ilegal de animais.


4
Pancake Batfish
- sem registro -

Da Louisiana, o panqueca batfish, um peixe de forma oval plana, anda em vez de nadar, ao longo do fundo do mar com suas nadadeiras traseiras.

Esta criatura de águas profundas, que vive cerca de 1.500 metros abaixo da superfície, foi ameaçada no ano passado pela invasão do petróleo como resultado do vazamento de óleo em águas profundas.


3
Cogumelos de luz eterna
Mycena luxaeterna

Estes cogumelos que brilham no escuro são nativos de um habitat em uma floresta em desaparecimento perto de São Paulo, Brasil.

Crescendo a meros 8 milímetros de altura, estes cogumelos, conhecidos como Mycena luxaeterna, ou seja,  cogumelos de luz eterna, emitem seu brilho fantasmagórico neon verde 24 horas por dia.

Embora exista cerca de 1,5 milhõe de espécies de fungos na Terra, apenas 71 espécies imagina-se serem bioluminescentes.


2
Darwin bark spider
Caerostris darwini

Nomeado após Charles Darwin, esta Darwin bark spider (Caerostris darwini) pode construir teias que se estendem ao longo dos rios inteiros. O maior descoberto até agora foi de 82 pés (25 metros) de comprimento.

A seda tecida por este arquiteto aracnídeo é duas vezes mais forte do que qualquer outra seda de aranha conhecida. Um pedaço do mesmo tamanho de Kevlar é um décimo tão forte quanto a seda desta aranha.

Considerando o quão grandes são as teias e quão forte é a seda, você poderia pensar que esta aranha seria enorme. Mas você estaria errado. As fêmeas não são maiores do que dois centímetros (do tamanho de uma borracha) de tamanho do corpo e as do sexo masculino são cinco vezes menores.


1
Cogumelo de guelras
Psathyrella aquatica

Este cogumelo de guelras foi observado permanecendo submerso por mais de 11 semanas na parte superior do Rogue River no Oregon.

Este fungo, Psathyrella aquatica, é a primeira espécie de cogumelos conhecida encontrado frutificando em baixo d'agua.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Claro, as descobertas não acabam aqui, isso é só uma pequena amostra de um enorme esforço de pesquisadores em todo o globo em conhecer a biodiversidade afim de protegê-la antes que seja tarde demais.

Essas novidades você consegue encontrar facilmente acessando o Discovery News, local onde eu garimpei essas informações.

Fontes: Madagascar Home to 615 Newly Discovered Species: Photos e Top 10 New Species Named: Photos
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial