Você conhece o relaxamento criativo?

sexta-feira, 16 de abril de 2010 às 00:51

Os dias da gente anda cada vez mais corridos não é? é jogar no Wii aqui, usar o PSP, navegar no MAC, mexer no Iphone e de vez enquando até fazer uma passeio pelo redtube, tanta coisa na agenda que nem dah tempo de uma relaxadinha (o redtube não relaxa sua mão porra, não enjoa!).

O que você acharia de poder dar uma relaxada total rapidamente em pequenos momentos do dia-a-dia, tipo enquanto espera um elevador ou tah na fila do banco ou até mesmo enquanto seu seriado predileto não começa por causa da droga dos créditos do filme que terminou que não termina nunca? Sim, isso é possível, pelo menos é o que diz os criadores do relaxamento criativo - uma técnica desenvolvida na espanha (e no escritório do meu trabalho) que, além de reduzir o estresse, estimula a criatividade e dá um UP na sua auto-estima.

O relaxamento criativo reúne técnicas de relaxamento físico e um trabalho de elaboração da imaginação a partir de pesquisas sobre as necessidades da mente realizadas por quase 30 anos. Sim, algumas pessoas levaram quase 30 anos pra descobrir que vagabundear enquanto se tem trabalho a fazer, faz bem.

A técnica traz benefícios físicos como a prevenção e redução de dores, equilíbrio da pressão sanguínea, estabilização dos níveis de glicose e colesterol e também alívio dos transtornos do sono. Na parte mental, colabora para o aumento da concentração e o estímulo da memória e da criatividade. Já no âmbito emocional, o relaxamento criativo reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, melhorando o desempenho e aumentando a autoestima e a autoconfiança. Indicado para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, o relaxamento criativo ensina a relaxar o corpo e trabalhar a mente.

O Portal IG, bastante instrutivo para todos nós, fez uma entrevista com a psicologa espanhola Pilar Lillo que explica um pouco como funciona a técina veja uma parte:

iG: Que atividades são feitas no relaxamento criativo?
Pilar Lillo:
O curso de relaxamento criativo é dividido em cinco partes. A primeira metade é voltada para o aprendizado de técnicas para relaxamento físico, envolvendo musculatura esquelética e musculatura lisa. A segunda parte visa o trabalho de elaboração da imaginação, quando são propostos exercícios imaginativos que direcionam a mente de modo a reprogramá-la em acordo com o bem-estar da pessoa.

Vamos entender o recado. A psicologa basicamente disse que o Relaxamento Criativo nada mais é do que  um relaxamento físico dos músculos enquanto você pensa em coisas que seriam muito legais pra você, como na secretária gostosa que você sonha em pegar ou em estar no lugar do seu chefe e mandar ele tomar naquele canto, e o que é melhor, ela criou um curso pra ensinar como fazer isso...!!

Agora você me pergunta: "COMO EU NUNCA PENSEI NISSO CARA!"
Eu particularmente sempre fui praticante do Relaxamento Criativo, principalmente quando estou no trampo ou naquela reunião chata de família ou naquela aula da universidade que me faz babar, tudo que preciso é de uma boa cadeira e uma imaginação fértil. Corpo e mente saudáveis, é isso aí!

Veja matéria original no Portal IG.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial