Classes A, B, C, D e Hãn?

sábado, 3 de abril de 2010 às 18:55

Sempre que assisto o jornal, fico completamente perdido quando as notícias passam a ser sobre a economia. Não que eu não entenda de economia e sua dinâmica mas simplesmente eu não sabia o que os âncoras queriam dizer quando falavam que tal coisa estava favorecendo a classe C da sociedade ou que a classe média está se expandindo ou coisa parecida, isso me fez pensar em quem afinal é a Classe A, B, C, D e E que eles tanto falam.

Como um bom curioso que eu sou, fui pesquisar e aqui está o resultado.
Primeiramente pra entender isso agente precisa saber o que é uma classe social. De acordo com a Wikipédia, Classe social é:


Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico.
A divisão da sociedade em classes é consequencia dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx.È do papel ocupado por cada classe que depende o nível de fortuna e de rendimento, o género de vida e numerosas caracteristicas culturais das diferentes classes.

Pronto, agora que agente sabe o que é uma classe social, vamos entender o que caracteriza cada uma. De acordo com o Yahoo Respostas:


O estrato social depende da familia, geralmente conforme sua capacidade de consumo. Essa distinção entre "consumidores" que é a mais utilizada, é essencial nas pesquisas e estudos que orientam as estratégias de negócios dos governo (e também das empresas). O Critério Brasil, é o principal parâmetro que define as classes sociais no nosso país.

A grosso modo, conforme o IBGE:
(considere a unidade familiar e não por pessoa - valores mensais)

Classe A: Acima de 30 salários mínimos - ou R$15.300,00
Classe B: De 15 a 30 s.m. - Entre R$7.650,00 e R$15.300,00
Classe C: De 6 a 15 s.m. - Entre R$3.060,00 e R$15.300,00
Classe D: De 2 a 6 s.m.. - Entre R$1.020,00 e R$3.060,00
Classe E: Até 2 s.m.. - Até R$1.020,00

Salário Mínimo atual = R$ 510,00

Vamos ser realistas, na real você ainda não sacou muito bem essa divisão de classes né? então deixa eu explicar melhor com as minhas palavras.

Você tah afim de ir ao teatro, o ingresso está a R$30,00 meia entrada. Você chama seu amigo pra ir, dependendo da classe social dele a resposta vai ser bem diferente, confira:

Classe A: Beleza, tô dentro, agente se encontra de que horas?
Classe B: R$30,00? Hmm.. Tudo bem, vamos..
Classe C: Tá um pouco caro né? mas até que pode ser, vou pensar!
Classe D: Que isso!!! tah custando os olhos da cara, vou nada!
Classe E: Nunca que eu pagaria essa fortuna.
Classe F: Pelo amor dos Deuses, alguém me dá R$30,00 pra eu dah de comer pras crianças?



Agora que você entendeu o espirito da coisa, já poderá assistir o Jornal Nacional sem se perder nas notícias.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial