Trocando uma idéia com Deus: Gerações

terça-feira, 8 de dezembro de 2009 às 21:42

Abro aqui mais uma seção pro blog. Essa é exclusivamente para mim postar reflexões próprias de umas idéias loucas que surgem na minha mente.

Passando por umas páginas na internet encontrei um antigo jargão muito usado a pouco tempo por aqueles jovens que hoje já não são tão jovens assim, eles se auto-denominavam de a "Geração Coca-cola" um título inicialmente proposto pelo nosso grande compositor e cantor Renato Russo mas que foi adotado por toda uma geração. O título deve-se ao período dos anos 80 marcado pelo grande consumismo de tudo que vinha dos estados unidos, e coca-cola sugerida por ser o maior e mais forte símbolo do capitalismo norte-americano.

Se a juventude dos anos 80 eram a geração coca-cola, a minha geração será chamada de que? Qual a marca da minha juventude? A resposta está exatamente nesse post, posso denominar a minha geração de "Geração Internet" e todos que dividem a juventude que sinto no meu corpo, sabe por que.

De todas as grandes descobertas, discussões e vícios da minha geração, o universo online definitivamente é a mais prensencial de todas. Desde a revolução industrial vista sob a perspectiva da história, nenhuma outra revolução foi tão fortemente marcada quanto a essa que chamamos de Terceira Revolução ou Revolução Tecnológica. A acentuação do processo de globalização, desenvolvimento das micro-tecnologias e o gigantesco aumento das capacidades de processamento dos computadores são apenas micro-exemplos de tudo o que foi destaque na área em tão curto espaço de tempo.

Aos anos que espero que passem, um dia ainda chegarei aos meus filhos e quando contá-lhes um pouco do que eu vi nascer e crescer no que eu poderei chamar de "meu tempo", sorrirei de seus rostos espantados com tudo o que passei em minha geração. Talvez façam um trabalho de colégio e me peçam para enumerar aquilo experimentei no meu tempo e eu direi que no meu tempo:

- Eu vi nascer o começo da internet residencial com sua super-rápida velocidade de 56Kbps.
- Estava lá quando as primeiras redes Wireless era privilégios de grandes corporações da tecnologia.
- Paguei caríssimo por um dos primeiros exemplares de um celular com visor colorido.
- Tive um celular de 1ª geração que acessava a internet através de uma rede revolucionária chamada carinhosamente de EDGE.
- Aliais, aprendi a mexer num PC quando os Desktops eram computadores familiares e ocupavam metade de um cômodo da casa.
- Vi os processadores deixarem de ter 30cm para ter 30nm
- Deixei de jogar Super Mario num Super Nintendo para jogar Mario Tennis no Wii.
- Desperdicei metade do meu tempo em sites como orkut, facebook e twitter que aliais vi nascer e revolucionar a internet.
- Fui um dos primeiros a acessar um site chamado youtube que por sinal deu inicio a um novo modo de viver a internet e junto a ele difundi a idéia que os especialistas na área chamavam de Web 2.0.
- Eu ajudei uma pequena empresa chamada Google a crescer e dominar metade do mundo, e convencer os dicionários que "googlar" é verbo de ação!
- Fui um dos Beta-Testers do Google Wave.
- Programei HTML quando ele ainda estava na versão 2.0
- Vi o monopólio da Microsoft se liqüefazer na indústria de softwares e fiz parte das primeiras campanhas contra o Internet Explorer.
- Reclamei do Windows Vista.
- Aplaudi o Windows 7
- Usei por anos o Windows XP
- e já tive inclusive o Windows 95, 98 e NT
- Discuti o incrível sucesso de um smartphone revolucionário chamado Iphone.
- Usei o falecido ICQ e marquei encontros com desconhecidas pelo Bate-Papo da UOL.
- Já abri meu coração pelo MSN.
- e já discuti relação por ele também.

Um dia meus filhos vão ouvir essas palavras e dizer "PUTA QUE PARIU, É SÉRIU ISSO?!" e eu vou dizer: "é por isso que nos chamam de geração internet, pois eu cresci e me desenvolvi junto com o universo online e é desse universo que eu faço parte!"
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial