rabalho em um hotel a mais de 1 ano e sabe a coisa que mais me surpreende em todo esse tempo de trabalho? são as ligações telefônicas que recebo. Putz, é cada coisa sem noção que o povo fala pro pobre do recepcionista, algumas até que são engraçadas mas tem outras que nos irritam até a alma.
E para que você leitor do RL não ser taxado de retardado pelo recepcionista ao ligar para um hotel, eu fiz uma lista de 10 coisas que você não deve perguntar ao ligar pra um hotel.
Após aquele jargão batido de "Hotel Seu Dinheiro é Meu Cliente, Franciscleudo, Boa noite!" você não deve dizer:
1- "Oi, o arthurzinho tá aí?" / "Você sabe se a Marina está no hotel" / qualquer derivado desses!
Pelo amor de God, recepcionista não é Deus, muito menos tem relações íntimas de amizade com seus hóspedes. Pode parecer incrível mas milhões de pessoas entram, saem e visitam um hotel diáriamente e é muita babaquice achar que os recepcionistas vão conhecer todos os seus zilhões de hóspedes pelo nome muito menos saber de seus carinhosos apelidos. Além do mais, não somos o Twiter pra ficar seguindo ninguém, então não sabemos se o povo está no hotel ou não!
2- "Você sabe se o Ronaldo está no hotel? Ele é um moreninho magrinho.., é um da Bahia"
Pode parecer mentira mas recepcionista não são fisionomistas nem treinaram pra fazer retrato falado. Sabe quantas loiras, morenas, magros, altos, brancos e negros passam pela nossa frente todos os dias? Além do mais, mesmo recebendo gente de todas as partes do mundo todos os dias, nós não sabemos distinguir pelo rosto um bahiano de um paulistano, muito menos um espanhol de um italiano. Digo e repito, não adianta dar detalhes sobre a procedencia da pessoa ou o tipo físico por que é perda de tempo, do seu e do nosso também!
3- "Por favor me transfira pro apartamento do Rodrigo, eu não sei o número"
Isso não é conto da carochinha.. Você sabe quantos Rodrigos, Pedros, Carlas, Joões e Marias podem ter dentro de um hotel com 150 apartamentos? Se estiver procurando alguém, tenha consigo no mínimo o nome e o sobrenome da criatura caso não saiba o número do apartamento do(a) dita cujo, se não fica impossível de encontrar a não ser que a pessoa tenha um nome a prova de cópias como por exemplo: Gerisvaldo, Paulisônia, Maurilúcia, Rubyane, Adino Higino e por aí vai.
4- "Oi, eu tou ligando do Rio de Janeiro e..."
Caro amigo DDD, nós estamos pouco nos lixando sobre de onde está vindo sua ligação, não interessa se é do Rio de Janeiro, do Acre, de tókio ou do telefone público da esquina, você será tratado da mesma forma e sua ligação vai ser transferida na mesma velocidade que qualquer outra.
5- "Oi, eu sou Roberval, falo aqui de são paulo eestou pensando em fazer uma viagem pra sua cidade pra visitar meus avós e alguns tios que moram aí, estamos pensando em visitar algumas praias e alguns pontos turisticos da cidade e..."
Calmaaaaa aew, relaxe e respire um pouco. Antes de sair contando seus planos de viagem pro primeiro que te atender faça uma pergunta a sí mesmo: "essa informação é da conta dele?" depois que você responder a essa pergunta óbvia, lembre-se que a maioria dos hoteis de vergonha possui um setor de reservas que lógicamente não fica com o ramal principal, então se for fazer reserva solicite primeiro o setor antes de sair metralhando informações, isso só faz o recepcionista perder tempo do qual deveria estar usando pra atender um hóspede.
6-
"Pessoa ao telefone: - Oi, é que me ligaram desse número e eu queria saber quem é..
Recepcionista: - Sr. aqui é uma central telefonica, todas as ligações ficam registradas com o número da central..
Pessoa ao telefone: - Mas é que me ligaram exatamente DESSE número."
Seu pequeno animalzinho, realize e deixe de ser babaca, se o recepcionista disse que é uma central telefônica, então não importa de onde seja feita a ligação, o registro sempre será no número da central e sempre cairá na recepção, não importa se você quer falar diretamente com o gerente ou com o Papa na suite real super presidencial fodástica do hotel, vai passar sempre primeiro pela recepção e ponto final.
7- "Oi meu amorzinho, você pode passar pro apartamento 666 por favor? brigada meu anjo."
Vem cá, eu te conheço de algum lugar? A não ser que você seja prostituta, faça sexo casual, tenha um caso ou namore o recepcionista, por misericórdia não use palavrinhas carinhosas. Isso é lei, afinal, eu não te conheço..
8- "Eu estive hospedado aí semana passada e esqueci um shampoo, você sabe se encontraram?"
Desculpe senhor mas eu perdi meus poderes de vidente. Sem saber quem você é, quando esteve no hotel e em qual apartamento ficou, é humanamente impossível pra qualquer recepcionista localizar qualquer coisa pra qualquer pessoa. Sem contar que estas informações não é de competência da recepção, então acalme essa bacurinha e solicite o ramal da governança.
OBS: Ligar pra um hotel pra dizer que esqueceu 1 shampoo ou 1 sabonete ou 1 par de meias além de ser um atestado de lisura, é completamente vergonhoso, principalmente se ele for 5 estrelas, então pare de ser mão de vaca e vá comprar outro.
9- "Oi, você faz um favor pra mim? .... "
???? Você acha que eu sou o que? seu melhor amigo? Eu acho que você ligou pro lugar errado.
10- "Oi eu poderia falar com o gerente/dono/sócio/resposável por favor?"
Primeiramente, quem é você? essa pergunta é de grande relevância por que se você for um zé ninguém as chances de você ficar horas na linha e no final não falar com ninguém são enoormes. Se depois dessa pergunta você ainda se considerar alguém importante o suficiente, sempre informe o assunto pois é ele que vai definir se você vai ganhar um "aguarde por favor" ou um "Ele está em reunião, gostaria de deixar recado?"
Pra não dizer que não falei de ligações
sábado, 13 de junho de 2009 às 18:55
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Horus
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2009-06-13T18:55:00-03:00
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