Trocando uma ideia com Deus: Fones de ouvidos estão tornando as pessoas menos sociais?

sábado, 13 de agosto de 2011 às 22:34

Eu andei observando nesses últimos dias as pessoas por aí e percebi algo interessante, depois da popularização do Ipods e MP3 players da vida, a quantidade de pessoas que usam fones de ouvido aumentou gradativamente seguindo a tendência de popularização dos players, claro isso era de se esperar mas acontece que isso gerou um certo problema social, que talvez tenha passado despercebido dos estudiosos, a geral que usa fone de ouvido está se tornando cada vez menos aberto a socialização. Posso falar isso com categoria por que sou um deles. Essa teoria parece louca mas não é tão descabida quando se explica com uma historinha baseada em fatos reais.

Estava eu ouvindo minhas músicas com fone de ouvido na parada enquanto esperava eternamente o milagre da chegada do ônibus que eu pretendia pegar para chegar ao meu setor da universidade, eis que eu percebo um certo movimento feminino atrás de mim. Sabia que era feminino por que o som que elas produziam conseguia ser mais alto que a música que eu estava escutando. Olhando para trás, percebo 2 garotas conversando. Aí eu fiz o que qualquer rapaz faria, não dei bola por que sou difícil e continuei ouvindo meus MP3.

Alguns segundos depois ouço um som como um chamado distante, quando me viro, uma das garotas estava parada perto de mim, me olhando com um olhar de interesse. Retribuindo o olhar, ela um pouco envergonhada me solicitou por gestos que eu retirasse o fone de ouvido. A primeira coisa que pude pensar foi: Que absurdo, por que eu faria isso? Num primeiro momento pensei em ignorá-la completamente e continuar a ouvir minha música mas obviamente eu não fiz isso até por que ela era bonitinha e vai ver que aquele fosse meu dia de sorte. Enfim.. Tirei os fones e ouvi ela me pediu uma informação sobre um ônibus. Me enganei, não era meu dia de sorte mas nada que eu não pudesse fazer também.

O fato é que como um bom aluno de comportamento, eu pude perceber o quanto pareceu embaraçoso para a garota solicitar para que eu saísse do meu mundinho particular em que uma boa música tocava para ouvir o que ela tinha a me falar e isso me fez pensar. Muita gente deve usar os fones de ouvido para fugir da realidade, se fechar em um mundo de som e movimento e esquecer das pessoas ao redor. É como se ao colocar um  fone nos ouvidos, todos sumissem e tudo ficasse bem, melhor do que realmente possa estar, e claro, ser obrigado a sair desse mundo por fatores externos se torna uma grande ofensa.

As pessoas sacaram a ideia e os fones de ouvido passou a ser uma característica de individualidade, de espaço pessoal, além disso, uma linguagem corporal que diz claramente "nesse momento não estou interessado interagir com ninguém". Isso por um lado é bom por que se tornou uma arma de ignoração em massa. Dá para ignorar aquela velha chata que senta do nosso lado no ônibus e quer conversar da vida, ignorar os DJ de ônibus e até ignorar aquele pessoa que você não é lá muito chegado mas é obrigado a compartilhar da mesma localidade momentaneamente.

Por outro lado, usar os fones impede outras interações sociais que poderiam ser boas na vida das pessoas. Alguém já desejou paquerar com alguém no ônibus? chegar junto e puxar assunto e talz.. bem, se ela/ele estiver de fone, isso fica inviável. Talvez trocar uma ideia com alguém que esteja no ponto de ônibus, falar sobre o tempo ou coisa e tal. Usar fones até tira a atenção. Quem faz cooper sabe do que eu estou falando, quem corre ouvindo musica em fones prestam atenção em correr e na musica, quem corre sem usá-los presta atenção no que está em volta, na natureza, nas pessoas que correm próximas.

Talvez os fones de ouvido esteja fazendo a humanidade se tornar mais individualista, se fechar no EU retornando aquele egocentrismo de outrora. Quando isso se junta a elevação da desconfiança ao próximo que a violência urbana está nos presenteando a coisa toda desanda e propõe um futuro com muito menos amor, conversa e solidariedade.

Sabe, acho que amanhã ou depois vou deixar meus fones em casa e experimentar voltar a dar bom dia as pessoas que ficarem mais próximas de mim, entrarem no meu espaço por aí e socializar um pouco mais. Vou deixar o meu EU, a minha individualidade para aproveitar quando estiver realmente sozinho por que o mundo é grande e nele ainda vou encontrar pessoas incríveis que eu quero conhecer, não quero que meu fone atrapalhe essa conversa.

O que vocês acham disso? concordam? discordam? tão pouco se lixando pra isso tudo? fala aew...
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial