Essa imagem foi ampliada 250 vezes. Você sabe o que é?

domingo, 31 de julho de 2011 às 10:00


Vamos as opções:

a) Conchas de moluscos marinhos
b) Exemplares bacterianos
c) Grãos de areia
d) Micro rochas retiradas das camadas mais profundas da terra

Faça sua escolha e descubra a resposta!


Essas estruturas com formas inusitadas e cores vívidas são nada mais nada menos que partículas que formam a areia. Sim, não se espante, é isso mesmo. Um cientista americano fotografou grãos de areia ampliado 250 vezes e o resultado aparece na imagem que vocês puderam ver acima.  "Cada grão de areia é único", afirma Gary Greenberg, diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA).

 O especialista diz que os grãos trazem consigo histórias sobre a geologia, a biologia e a ecologia da região de onde se originam.

Para captar as imagens, ele utiliza microscópios especiais tridimensionais. Greenberg afirma que fotografar os grãos é uma tarefa complicada, já que os microscópios que ele utiliza têm pouca profundidade de campo, dificultando a obtenção do foco. "Eu supero essa limitação fotografando uma série de imagens tomadas com focos distintos", afirma o professor.

"Para produzir uma imagem totalmente em foco, um programa de computador analisa cada imagem captada na série, seleciona as que estão bem focadas e descarta as outras".

Incrível não?

Mas uma única imagem não satisfaz a nossa curiosidade por conhecer mais, por isso, abaixo vai mais alguma para o deleite da galera. Clique para ampliar!





Hmm.. extremamente esclarecedor.. Agora já posso morrer feliz pois isso era tudo o que eu sempre quis ver desde criança!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial