"Flor-Cadáver floresce pela primeira vez na America Latina - MG

domingo, 19 de dezembro de 2010 às 14:52

Floresceu neste domingo (19), pela primeira vez na América Latina, um exemplar da planta conhecida como ‘flor-cadáver’. O fenômeno, raro, está no viveiro do centro de arte e botânica Inhotim, no município de Brumadinho, na região central de Minas. O fenômeno foi registrado pela última vez no Japão, em julho de 2010.


Como o nome já anuncia, a floração da espécie Amorphophallus titanum, natural da Indonésia tem um cheiro característico de carne em estado de putrefação. existem várias espécies de plantam que fedem, mas nenhuma atinge o tamanho da flor-cadáver, que pode chegar a três metros de altura.

Ela tem cheiro ruim porque os polinizadores, ao contrário dos que os que a gente conhece, como borboleta, abelha, que gostam de cheiros agradáveis e bonitas cores, os polinizadores desta espécie são besouros e, ocasionalmente, moscas. A planta conseguiu evoluir até reproduzir o cheiro de carne podre para enganar os besouros, de forma que eles fizessem a polinização para a perpetuação da espécie. O besouro, segundo os especialistas, também é atraído pela cor interna da planta, que se assemelha à cor de carne em putrefação.

Apesar da aparência bem diferente, a ‘flor-cadáver’ é da família do copo-de-leite. Conhecida como a maior flor do mundo, na verdade, ela é uma floração, uma reunião de pequenas flores em um conjunto compacto.

A 'flor-cadáver' começou a floração neste sábado (19) e até terça-feira (21), já vai ter caído. Normalmente, a floração acontece a cada dez ou 12 anos, mas a equipe de botânicos do Inhotim tem a expectativa de presenciar o fenômeno de novo em dois anos, porque, segundo eles, esse exemplar floresceu muito antes do previsto e muito rapidamente.

Bem, uma coisa eu digo disso tudo: Essa flor é radical!!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial