Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

sábado, 6 de novembro de 2010 às 19:31


Hoje eu fui um dos fiscais do concorridíssimo Exame Nacional do Ensino Médio. Tão emocionante quanto o vestibular, o ENEM não fica muito atrás no quisito aplicação de prova pra uma galera de gente.

A emoção de aplicar provas nacionais como essa começa na localidade em que a prova será aplicada, no meu caso por exemplo, foi uma escola pública na Zona Norte da cidade. Como era de se esperar de qualquer escola pública, faltaram cadeiras, metade das que estavam no local não chegavam nem perto de serem confortáveis e suas mesinhas de apoio estavam em estado deplorável, quer dizer.. normal. É amigos, a emoção de um aplicador, começa antes mesmo dos candidatos chegarem.

Depois de tudo arrumado, nas nossas melhores intenções e possibilidades, começam-se as provas e começa nossas melhores diversões. A primeira diversão do dia foi ensinar aos candidatos que quando agente diz que não quer nada em cima da cadeira, além da caneta e doc. de identidade, significa que realmente não queremos ABSOLUTAMENTE NADA em cima da cadeira além da caneta e doc. de identidade e a palavra composta "absolutamente nada" não significa "exceto presilhas de cabelo, chaves, garrafas d'agua, lenços de papel e etc..".

A segunda diversão da sala, eu chamo de festivais. Toda sala tem e sempre acontece em ordem onde toda a galera da sala participa:

Festival das balas: Acontece assim que a prova começa. É barulho de balinha abrindo pra tudo quanto é lado.
Festival do chocolate: Assim que acaba as balas, é hora de comer o chocolate.
Festival do banheiro: Começa mais ou menos 1h depois do início da prova, quando o primeiro levanta a mão, fudeu!! Começa a mijadeira e não acaba mais.
Festival da tosse e do espirro: Parece uma epidemia, sempre tem uns 5 gripados e 15 com crises de garganta.

Além dos festivais, parece que em toda sala, uma cadeira aleatória possui sonífero, pois agente sempre encontra pelo menos 1 pessoa dormindo no meio da prova.

O ENEM desse ano também possui novidades, além de uma logomarca que eu acredito que seja nova, ele veio com erros e problemas novos também. Foi constatado no início da aplicação das provas um problema entre a ordem de assuntos apresentados na prova com a ordem de assuntos a ser respondido na folha de resposta, o que deixou muita gente confusa e endoidou fiscais e coordenadores.

Agora a noite o INEP admitiu o erro nas provas aplicadas e informou que os alunos que responderam suas provas de forma contrária, assim como constava na folha de resposta, não serão prejudicados. Os alunos poderão fazer a reclamação no site do INEP e suas provas serão corrigidas na ordem contrária.

Já o MEC, informou que abrirá um portal para que os alunos que se sentiram prejudicados possa colocar sua reclamação. Enquanto isso, em recife, já se fala em processo coletivo e ação para anulação das provas.

Esse ENEM concerteza está sendo emocionante e isso foi apenas o primeiro dia. Como nada foi cancelado, o segundo dia correrá normalmente, vou só esperar as novas emoções e o desenrolar dessa história!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial