Quer controlar seu corpo? Então concentre-se e não perca o foco!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010 às 23:20

Participando de um simpósio de Biociências, uma das palestras me chamou muita a atenção que foi sobre a interface humano-máquina, como é possível atualmente uma pessoa controlar uma máquina apenas utilizando sua mente, sem botões ou joysticks. A resposta é a leitura de respostas a movimentos de nossa rede neural e a transferência dessa informação a um software que decodifica essas respostas e de acordo com uma tabela, transforma em movimentos para a máquina.

O dado mais interessante nisso tudo é que para que aja uma reação neural para, fazer uma máquina fazer um certo movimento é necessário que a pessoa ou o ser escaneado esteja focado e vendo os movimentos que está fazendo. Se a pessoa não vê o resultado das suas tentativas de movimento, após um certo tempo, o cérebro simplesmente deixa de produzir o estímulo, mesmo que você não deseje isso.

Por exemplo, se você pegar um termômetro de precisão, segurar com os dedos, se focar nos dedos e desejar aumentar a temperatura daquele ponto, você conseguirá resultados. Você realmente aumentará a temperatura daquele ponto. Não é preciso ser um mutante, basta se concentrar e ficar de olho no termômetro. Naturalmente, você vendo a variação na temperatura em tempo real, estimulará seu cérebro a concentrar calor naquele ponto e uma pessoa poderá conseguir uma variação de até 3º. Se quiser esfriar, a mesma coisa.. O que é interessante é que se você retirar a informação visual da variação de temperatura, e a pessoa em teste não tiver essa informação, dificilmente ela conseguirá promover alguma alteração.

Essa idéia nos leva a conclusões bem simples que pode lhe ajudar bastante no dia-a-dia.
Por exemplo para aguçar seus sentidos. Se você quer ouvir melhor algo específico no meio de uma barulheira, você precisa focar visualmente seu alvo e concerteza conseguirá. Fechar os olhos não ajuda, fechar os olhos aguçará sua percepção de som, mas não lhe ajudará a filtrar um único som no meio de vários.

Se você precisa levantar algo muito pesado, com toda a sua força, você provavelmente fará mais força se estiver olhando o que está fazendo do que se fechar os olhos, e por aí vai..

Suas reações corporais são sempre mais intensas se você vê o resultado daquilo que você está tentando fazer, agora pense nisso na sua próxima brochada e se concentre!
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial