Por que chamam os calouros de burros?

terça-feira, 21 de setembro de 2010 às 00:32

Assim que agente entra na universidade, a primeira frase que agente houve é a famosíssima "CALOURO BURRO" mas se você teve a capacidade de passar no vestibular e, alguns mais dedicados, em colocações bem consideradas, por que receber esse título? Afinal, em consideração ao restante dos estudantes, podemos ser calouros mas burros, acho que não.

Eu acredito que tudo começa na segunda frase que agente houve ao entrar na universidade, essa proferida pelos professores, que dizem: "-Esqueça tudo o que você aprendeu no ensino médio". Com essa frase, vem a realidade, não é que o ensino médio nos ensinou tudo errado mas.. talvez algumas coisas erradas e fizeram isso de propósito pra que você se foda mesmo quando entrar na universidade, mas o motivo real é que o ensino médio nos ensina um resumo das coisas e definitivamente um resumo não serve pra muita coisa na realidade, afinal, ninguém pode contar a história de um livro se só ler seu resumo. Aí começa nossa história, se o que eu aprendi não é nem o começo pra chamar de suficiente, então, não sabemos realmente de muita coisa.

O segundo motivo deve ser a noção de vida real. Todo calouro entra na universidade cheio de espectativas, sonhos, planos mas nenhuma noção de realidade. Assim que agente entra, temos em mente a idéia que os filmes americanos nos mostra de que a vida universitária é regada a muito sexo, festas toda semana, muito alcool, festas durante a semana e gente semi-nua andando por todo canto. Nossa visão cai por água abaixo quando vemos professores chamados de "sanguinários" de tão crueis, desespero por notas e, excluindo as calouradas, quase nenhuma festa e pior ainda, nada de pessoas semi-nuas por todos os lados.

O aluno pós-ensino médio é uma pessoa completamente iludida. O ensino-médio nos ensina valores utópicos que a universidade faz questão de nos fazer esquecer da forma mais cruel possível. Sabe aquele professor que é uma mãe pra gente de tão atenciosa com nossas notas e aprovação, aquela direção extremamente preocupada com nosso bem-estar e a filosofia de que "o que você fizer, está bom"? pois é, a universidade troca tudo isso por um "foda-se, se vira" bem grande e aí de você se não aprender isso rapidinho.

Outra coisa que um calouro está acostumado é aquela idéia de feira de ciências. Antes da vida universitária, qualquer experimento que nos mandam fazer, seja como dever de casa ou como trabalho de feira de ciências, eles tratam como um enorme tanto faz. Deu certo? Tá ótimo.. deu errado? tenta outra coisa lá vai. Ninguém leva realmente a sério, é como uma brincadeira científica em que o resultado não interessa. Agora na universidade a coisa muda de figura, cada experimento que você faz não só deve ser levado a sério como fará parte de sua vida. Trabalhos de pesquisa, deixa de ser apenas trabalhos de pesquisa e se transformam em pesquisas científica sérias que (se você tiver competência ou muita sorte) podem até mudar o rumo de visões contemporâneas sobre algum assunto.

Quando eu entrei na universidade, assim como a maioria dos calouros, eu nem imaginava que existia tanta diferença entre minha vida pós-ensino médio e, universitária. Agora sim, eu entendo por que calouro é sempre chamado de burro, por que realmente ele não sabe nem do começo do que ele vai enfrentar.

Concordam?
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial