A nova empreitada do google nas buscas visuais.

segunda-feira, 12 de abril de 2010 às 19:58


Qual o principal motivo que me faz acreditar que o Bing e outros buscadores atuais fracassarão? A dedicação.

O google iniciou suas atividades como um simples buscador, cresceu e se expandiu para outros setores como o de redes sociais, e-mail, mobiles e outros, mas diferente de outras gigantes corporativas que tentam enveredar em outros setores, o google ainda não esqueceu as suas origens e não deixou de ser o melhor no segmento que lhe rendeu o título de "gigante", as buscas online, procurando se aperfeiçoar cada vez mais com a inserção gradual de recursos inéditos na área ou aperfeiçoando outros menores já existentes.

A mais nova empreitada do google no setor foi a recente compra da empresa Plink Art, do Reino Unido, que tem um serviço de mesmo nome baseado em buscas visuais pelo celular.
O Plink Art, reconhece obras de arte a partir de sua foto. O Aplicativo identifica o quadro e fornece ao usuário informação sobre a obra, como o nome do autor e a data de criação, além de permitir o envio da imagem por e-mail.

"A companhia foi fundada por dois estudantes de doutorado, que passarão a fazer parte da equipe do Google responsável por novos projetos ligados ao sistema de buscas."

"Em dezembro de 2009, o Plink foi o vencedor de um concurso que premiou os melhores recursos que funcionam no Android, sistema operacional para celulares do Google. Os desenvolvedores ganharam US$ 100 mil (R$ 177 mil). " (Informações do portal R7 de notícias)
Essa é provavelmente mais uma aquisição estratégica do google, por 2 motivos: o  primeiro diz respeito a concorrência, com a compra, é menos 1 empresa com potencial pra ser um futuro concorrente para o google numa área ainda pouco desenvolvida que é a busca por imagens. O segundo se relaciona imediatamente a área, que como eu disse, atualmente ainda é pouco desenvolvida mas possui um enorme potencial. O Google já tinha projetos relacionados mas sem muito sucesso ainda, com essa aquisição eles dão um salto de "um projeto" para um idéia já funcional, o trabalho será só aperfeiçoar e expandir.

É isso, o google dominando o mundo... menos a china, é claro! =P
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial