Opera finalmente envia o Opera Mini para App Store.

terça-feira, 23 de março de 2010 às 22:47


A algumas semanas atrás fiz uma postagem falando sobre o desenvolvimento do Opera Mini, sobre a política da Apple e a liberdade de decisão. Pois é, o desafio finalmente passou de uma simples provocação e se transformou verdadeiramente no desafio. Um tapa na cara que a Apple terá que enfrentar com bastante diplomacia para não enfurecer milhares de usuários de seus serviços.
Pois é, a Opera enviou seu navegador, o Opera Mini para aprovação na Apple Store, para concorrer diretamente com o navegador nativo do Iphone, o Safari. Mais a Opera fez mais do que isso, mesmo sabendo das regras da Apple Store que o impedem de ser aprovado e disponibilizado, a empresa se fez de surdo e cega e está fazendo propaganda em alto e bom som de seu navegador.

Como todos sabem, a Apple não costuma aprovar aplicativos que tenham a mesma funcionalidade que daqueles criados por eles próprios, o que impede a concorrência direta a estes, a rejeição do Google Latitude é um exemplo. A Opera claramente está questionando e desafiando esta política da Apple.

Pra um maior desafio, ou como eu prefiro dizer, para cuspir no chão e chamar pro pau, a Opera lançou uma página onde um contador mostra há quanto tempo o Opera Mini está esperando por aprovação para enfim ser disponibilizado na App Store.
“A Opera colocou muito esforço para criar um navegador personalizado, estilizado, rico e de rápida resposta, que combina as capacidades do iPhone com a experiência web do Opera, e o resultado é um navegador de alta performance para o iPhone”
 Defende Jon von Tetzchner, co-fundador da Opera, em entrevista ao site Mashable.

Curioso sobre o Opera Mini? A Opera também disponibilizou um vídeo demonstrativo que mostra as vantagens do Opera Mini em relação ao Safari da Apple em um Iphone. Bem, eu acho que essa briga vai longe e a Opera não pensa em desistir facilmente. Eu particularmente torço para que eles consigam quebrar o escudo da Apple, pois este será um marco e uma porta de entrada para muitos outros aplicativos, além do que, o navegador da Opera parece ser realmente muiiiiito melhor que essa porra de Safari que demora zilhões de anos para abrir uma página e me irrita cada vez que preciso olhar uma aba já aberta.

Enquanto aguarda a aprovação do navegador mobile, a Opera promove uma competição entre os usuários, oferecendo um iPhone novinho para aquele que fizer o palpite mais próximo do horário em que o aplicativo for aprovado na App Store – isso é, se for aprovado. Quem quiser dá seu palpite e tentar a sorte deve acessar o site da Opera pelo atalho bit.ly/cFWT7X.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial