Corrija seus ditatos!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 às 01:35

 Você, que como eu e todo o resto do mundo, sempre ouviu a mãe contar aqueles ditados populares, achava bonitinho e agora conta pros próprios filhos, em algum momento deve ter parado para pensar: peraí, isso está certo?

Eu respondo: NÃO!!

Corrija agora seus ditados e conte certo pros seus pequenos... e deixe de ser ignorante!


O DITADO CORRETO


1- No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro'
"Minha grande dúvida na infância..... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"

Correto:
'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!"  EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

2- No popular se diz: 'Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'

Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'
"Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?" Tudo bem eu era uma malinha!

3- No popular se diz: 'Cor de burro quando foge.'

O correto é: CORRO de burro quando foge!'
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor??? Eu queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério!

4- Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!"

O correto é: 'Quem tem boca VAIA Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

5- Outro que todo mundo diz errado: "Cuspido e escarrado"
Quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. "Esse... Sei lá!"

O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

6- O mais famoso: 'Quem não tem cão, caça com gato.'
"Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"

O correto é: 'Quem não tem cão, caça COMO gato.... ou seja, sozinho!'

Agora pare de assasinar os ditados como você faz com a lingua portugues!

Recebi por e-mail.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página Inicial