Pra não dizer que não falei de etiqueta

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 às 15:14


Você compra um pacote da CVC pra viajar, paga em 23456 parcelas e tira as férias dos seus sonhos. Quando você chega no hotel o mínimo que você quer é mordomia, sombra e água fresca certo?? ERRADO!
Como em qualquer outro lugar, a staff de um hotel é feito por funcionários nem sempre satisfeitos com seus salários e mesmo com todos os sorrisos e frases iniciadas com "senhor e senhora" você deve se lembrar que você não é o imperador do mundo e eles não são seus súditos que lhe deve obediência, aliais, você é o merda de sempre e deve se lembrar do seu lugar.

Não seja o hóspede mala da vez, siga as regras de etiqueta abaixo e tenha uma boa viagem.

REGRAS DE ETIQUETA EM UM HOTEL.

1) No Check In

1.1 Se você vem sozinho, ajude o mensageiro e retirar suas bagagens, afinal a bagagem é sua e não do mensageiro e ele está ali pra lhe ajudar e não pra carregar todas as suas coisas.
Se você vem em grupos de excursão (lê-se, pobre), lembre-se de sempre separar toda a sua bagagem pra facilitar a identificação, não acredite nem por um segundo que o mensageiro adivinha pelo toque qual é a sua bagagem e muito menos se importa se ela for levada pro lugar errado.

1.2 Sempre dê uma boa gorgeta pro mensageiro. R$,0,50 , R$1,00 ou R$2,00 é trocado pra manobrista e pros trombadinhas que "pastoram" carros. Essa regra é muito importante, pois evita que em necessidades futuras de um mensageiro, coisas suas não sumam misteriosamente.

1.3 No primeiro contato com a recepção, seja rápido e objetivo pra fazer seu check in. Nada de ficar puxando papo ou falando lorota com o recepcionista, pode parecer incrível mas ele tem mais o que fazer do que ficar falando sobre o clima da cidade com você.

1.4 Ao receber a ficha de registro no check in, preencha todos os campos, isso mesmo, todos os campos e evite evidenciar seu incrível déficite de neurônios. É impressionante a quantidade de retardados que perguntam: "é preciso preencher tudo?" Uma coisa é bem óbvia, se está alí perguntando, então é pra ser respondido se não, não estaria alí capiche!

1.5 Não é culpa da recepção se sua reserva não está registrada. Existe um setor responsável pelas reservas e uma gerência pra lhe dar com problemas em relação a sua hospedagem, por isso não tente bater no recepcionista, proferir palavras que agridam a mãe dele e nem quebrar a recepção, é sériu, ele não tem culpa se sua agência de viagens possui um monte de funcionários vagabundos que envés de enviar a sua reserva preferiram ir assistir a novela.

2) Na Estadia

2.1 O Recepcionista não é mapa e nem trabalha num catálogo comercial. Por maior que seja o conhecimento sobre a cidade que ele tenha, é quase impossível ele saber o nome de todas as ruas da cidade, o nome de todos os restaurantes, o horário que eles abrem e fecham, absolutamente todos os pontos turísticos e o valor da corrida de taxi pra todos os pontos da cidade. Não seja imbecil, procure no google ou ligue pra um seviço comercial.

2.2 O Recepcionista não a única pessoa que trabalha num hotel. Pare de abestalhado e preste atenção: O recepcionista não vende bebidas, não serve pratos (lê-se refeições), não faz arrumação de apartamentos, não faz manutenção de nada e não é especialista em internet. Então pare de encher o saco dele e procure ler a cartilha onde está escrito os ramais dos demais setores do hotel e esqueça a recepção.

2.3 Não fique puxando papo na recepção. Pode parecer incrível mas o recepcionista tem coisa mais importante pra fazer além de ficar ouvindo você falar das maravilhas da sua cidade ou discutindo política ou futebol.

2.4 Se voltar bêbado da balada, vá direto pro seu apartamento. Nada pior pra um recepcionista da madrugada que está louco pra ir dormir e não pode, do que um idiota que enche a cara, volta carregado e ainda quer brincar de pega-pega na recepção. Haa, ele também não se importam se você comeu alguém na balada, então poupe-os dessas informações inúteis.

3) No Check Out

3.1 Vá fazer seu check out sempre com um bom tempo de antecedência antes do horário previsto de sua saída. Parece brincadeira mas eu acho que todos os hóspedes combinam de ir fazer o check out no mesmo horário só pra enlouquecer o mensageiro e o recepcionista.

3.2 Se você está atrasado pra pegar seu vôo, isso é problema seu. Nada de pedir pra adiantar as coisas ou preferência no atendimento por sua irresponsabilidade.

3.3 Leve sempre dinheiro trocado. Sinceramente, dá vontade de dar um murro bem no meio da cara daquela pessoa que deve R$2,00 e vem pagar com uma nota de R$100,00 como se agente tivesse troco disponível e ainda fica com raiva quando não temos (quase sempre).

3.4 Não peça nota fiscal se não for um valor justificável. Fazer uma nota fiscal demora e toma um tempo precioso da recepção no qual ele poderia estar aplicando atendento outro cliente. Nada mais irritante do que ter que fazer uma nota fiscal no valor de R$5,00 só pro rapaz estorquir dinheiro da empresa em que trabalha no reembolso.



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